Brasília, 5 de agosto de 2025
Brasília, 5 de agosto de 2025

Projeto Brasilidades chega à segunda edição com encontros entre mestres, saberes e patrimônios do DF

Foto Divulgação

Manoelzinho Salustiano, Gandhy Piorski, Renata Amaral, Luna Vitrolira e Luis Rufino, além de grupos tradicionais do DF, como o Boi de Seu Teodoro, estão confirmados para as atividades que acontecem no terreiro do Fuá de Seu Estrelo 


Entre os meses de junho e setembro, período em que acontece a segunda edição do projeto “Brasilidades – As Ciências Populares”, o Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, será um importante ponto de encontro entre mestres, mestras, grupos culturais e a comunidade do Distrito Federal com

Com cerca de duas horas de duração, sempre aos sábados, a partir das 17h – exceto pelo encontro que abre a programação na próxima sexta, 27 de junho, às 19h –, o projeto promove aulas-espetáculo com nomes de referência nacional e apresentações de grupos culturais que são ou representam Patrimônios Culturais Imateriais do DF. 

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), o projeto celebra o conhecimento ancestral e propõe uma imersão nas sabedorias e encantarias da cultura popular brasileira.

“Os patrimônios culturais não deixam a gente perder o que já somos. Juntar educação e cultura popular é fundamental para construirmos pontes entre o que fomos, o que somos e o que podemos vir a ser”, afirma Tico Magalhães, idealizador do projeto e capitão do grupo Seu Estrelo.

A programação segue até 20 de setembro, sempre no terreiro do Fuá de Seu Estrelo, na 813 Sul. Além das atividades abertas ao público, o projeto também recebe visitas de escolas públicas e produzirá, ao final do projeto, um caderno de estudos virtual, com versão em audiolivro, ampliando o acesso às reflexões trazidas por cada encontro.

Confira a programação completa:

  • 27/06 (sexta)
         19h – Mestre Manoelzinho Salustiano (PE)
         20h30 – Boi de Seu Teodoro (DF)
  • 12/07 (sábado)
         17h – Gandhy Piorski (MA)
         18h30 – Trio de Choro (DF)
  • 02/08 (sábado)
         17h – Renata Amaral (SP)
         18h30 – Folia de Reis (DF)
  • 23/08 (sábado)
         17h – Luna Vitrolira (PE)
         18h30 – Fuá de Seu Estrelo – Orquestra (DF)
  • 20/09 (sábado)
         17h – Luis Rufino (RJ)
         18h30 – ARUC (DF)

As mais diversas tradições dos nossos Brasis

Para abrir a programação, como não poderia ser diferente, Manoelzinho Salustiano, mestre da cultura popular e doutor honoris causa da Universidade de Pernambuco (UPE), uma importante referência na construção da brincadeira de Seu Estrelo:

“Nessa segunda edição do Brasilidades, pretendo seguir mostrando as tradições do terreiro, com foco especial no Maracatu de Baque Solto e sua conexão com a natureza. Vou compartilhar falas de mestres mais velhos e apresentar, com apoio de fotos e vídeos, como se dá a preservação da cultura popular e o cuidado com o terreiro. A ideia é mostrar um pouco dos rituais, das origens e abrir espaço para um bate-papo com o público, para que possam compreender melhor essa cultura que é do nosso país. Muitas vezes o que se conhece é só o brilho do carnaval, mas é importante enxergar também o nascedouro disso tudo: o terreiro”, explica o mestre

Em julho, a programação concentra duas potentes expressões da cultura brasileira, que dialogam com educação, infância, memória e musicalidade.

No dia 12, o convidado é Gandhy Piorski, artista e pesquisador maranhense que investiga o universo simbólico da infância e os modos de imaginar presentes nas culturas populares. Com uma trajetória marcada pelo cruzamento entre expressões plásticas e antropologia do imaginário, Gandhy trará ao terreiro suas reflexões sobre as narrativas da criança e seus artefatos.

Em seguida, na mesma data, é a vez do Grupo de Choro, que reúne talentos do cenário instrumental brasiliense: o violonista de 7 cordas Fernando César, referência nacional no gênero e herdeiro da tradição de chorões que migraram para a capital nos anos 1960, e o jovem bandolinista Tiago Tunes, representante da nova geração. Juntos, eles interpretam clássicos do choro e reafirmam a vitalidade do gênero como símbolo da brasilidade musical.

Todas as atividades promovidas pelo Brasilidades são gratuitas e sujeitas à lotação. 


Serviço Brasilidades – As Ciências Populares
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural – CTIC (813 Sul – Setor de Embaixadas)
De 27 de junho a 20 de setembro de 2025
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Redes: @seuestrelo | @centrodeinvencao

plugins premium WordPress