O público poderá curtir shows no Clube do Choro, espetáculo infantil gratuito e roda de choro no Parque da Cidade
A semana do Complexo Cultural do Choro chega repleta de música, encontros e diversão para toda a família, unindo tradição e renovação em uma programação diversa. Entre os destaques, estão o Choro Livre Convida com Sergio Morais, Léo Benon e Tonho Affonso, o Tributo aos Mestres com Zé Renato – consagrado cantor e compositor brasileiro, vencedor do Grammy 2023 –, além do Piquenique Chorão, que desta vez traz o espetáculo circense Picadeiro de Firula, da Excêntrica Família Firula, e a já tradicional Roda de Choro no Parque da Cidade.
A programação começa na quarta-feira, 27 de agosto, com o Choro Livre Convida. O projeto é conhecido por promover encontros entre diferentes gerações de artistas, sempre em clima de celebração e experimentação musical. Neste dia, o palco recebe os músicos Sergio Morais, Léo Benon e Tonho Affonso, convidados especiais que se unem ao Regional Choro Livre em uma noite de improviso, troca e brasilidade.
Nos dias 29 e 30 de agosto, Zé Renato, referência da música brasileira e com 50 anos de carreira, retorna ao palco do Clube do Choro para integrar a programação do projeto Tributo aos Mestres, que celebra os pilares da nossa canção popular. O artista interpreta repertório de discos que gravou em homenagem aos cancioneiros de Zé Kéti, Chico Buarque e Noel Rosa, além de canções de Tom Jobim. No repertório apresentará clássicos como A Voz do Morro, O Que Será e Feitiço da Vila, O Amor em Paz, entre outras.
Neste reencontro com o público brasiliense, Zé Renato costura um bordado sonoro entre o lirismo das melodias e a força poética das letras. O show é uma homenagem viva à canção brasileira em sua forma mais refinada, memória, afeto e resistência vibrando em cada acorde.
No sábado, 30 de agosto, às 11h, o Piquenique Chorão convida as famílias para um encontro gratuito no Clube do Choro, com a apresentação da Excêntrica Família Firula com o Picadeiro de Firula. Misturando teatro, música e humor, a montagem defende uma visão expandida de família, baseada no afeto, no cuidado e no respeito entre as pessoas. Um convite divertido e sensível à convivência em coletividade, em clima de festa e alegria.
Ainda no dia 30, professores e alunos da Escola Brasileira de Choro se reúnem no Parque da Cidade para a tradicional Roda de Choro, encontro ao ar livre que celebra a formação musical e fortalece a vivência comunitária desse patrimônio cultural.
Patrocinado pela Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Complexo Cultural do Choro reafirma seu papel como espaço pulsante de celebração da música, da educação e da memória brasileira. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira”, afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
Acompanhe a programação completa e as atualizações nas redes sociais: @complexodochoro