Festival gratuito será realizado no dia 5 de julho no Sesc Taguatinga Sul e reúne atrações locais e nacionais da música instrumental
O DF Instrumental FEST chega ao seu terceiro ciclo celebrando a força da música instrumental e a diversidade dos sons produzidos no Distrito Federal. Com entrada gratuita, o festival será realizado no dia 5 de julho, no Sesc Taguatinga Sul, reunindo artistas do DF e nacionais, com destaque para o show da Banda Black Rio em Brasília, em comemoração aos 50 anos de carreira do grupo que é um importante ícone da música instrumental brasileira.
A programação começa, pontualmente, às 06h06 com o Satanique Samba Trio e segue com apresentações da Real Gang, Ventoinha de Canudo, Iara Gomes, Débora Zimmer e Ava Rocha. O evento busca democratizar o acesso à arte e formar novas plateias na periferia, fortalecendo uma rede de agentes culturais no DF e valorizando a produção local com shows de sonoridades distintas e representativas.
Os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla.
O DF instrumental FEST é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, patrocinado pela Neoenergia Brasília, uma iniciativa do Instituto Neoenergia. O projeto sociocultural é idealizado pela Ilimitada Criação e Box Cultural.
Atrações nacionais de peso
O destaque da edição é a Banda Black Rio na capital federal. O grupo carioca é referência na fusão entre samba e funk e celebra cinco décadas de história em 2025. Fundada por músicos negros dos subúrbios do Rio de Janeiro, a banda criou uma sonoridade única com arranjos marcantes de metais e bases rítmicas potentes. Álbuns como Maria Fumaça (1977) se tornaram marcos da música brasileira e ecoam até hoje na obra de artistas como Jamiroquai e MosDef.
Outra atração nacional confirmada é a carioca Ava Rocha, artista multifacetada da música contemporânea. Cantora, compositora, cineasta e poeta, Ava vem ao DF com seu disco mais recente, Néktar, misturando camadas sonoras intensas, lirismo potente e performance visceral, em um espetáculo que transborda as fronteiras da linguagem e emociona pela intensidade estética.
“Néktar é um show pra ser vivido, bebido até o último gole, e apresentar ele dentro de um festival de música instrumental, torna ele ainda mais ébrio e transcendental, sujeito aos improvisos que o imponderável do ato cênico e musical permitem, e diluindo ainda mais as fronteiras da canção e da voz, bem como dos planos imagéticos e sonoros”, comenta Ava.
Acessibilidade como prioridade
Mais que um festival de música, o DF Instrumental FEST 2025 aposta em acessibilidade de verdade. A organização investiu em tecnologias inovadoras para garantir que pessoas com deficiência possam vivenciar plenamente o evento. Um dos destaques é o uso de dispositivos auditivos de condução óssea, que transmitem som através dos ossos do crânio, permitindo que alguns tipos de deficientes auditivos escutem as apresentações.
Para pessoas com deficiência visuais, será oferecido um espaço de som imersivo 5.1, além de mesas táteis, pensada para pessoas surdas, que possibilita sentir a vibração dos sons com os dedos. O evento também contará com intérpretes de Libras, guias e monitores especializados, área reservada com boa visibilidade do palco, espaços para cadeirantes, banheiros adaptados e sinalização acessível.
Transporte acessível e acolhedor
Com o objetivo de oferecer experiência acessível, inovadora e acolhedora para as pessoas com deficiência, o DF Instrumental Fest vai disponibilizar transporte gratuito com monitores de acessibilidade saindo de dois diferentes pontos direto para o Sesc Taguatinga Sul. Quem tiver interesse, pode se inscrever no formulário e, se selecionado, a equipe de acessibilidade entrará em contato para confirmação. Confira os horários e locais e programe-se:
Data: 05 de julho de 2025 (sábado)
Van Praça do Relógio
- 17h Chegada van na Praça do Relógio
- 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
- 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
- 21h15 Retorno pra Praça do Relógio
Van Conic
- 17h Chegada van no CONIC
- 17h20 Saída pro SESC Taguatinga Sul
- 21h00 Chegada van no SESC Taguatinga Sul
- 21h15 Retorno van pro CONIC
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczxucoB99jg8Bi4782SXekyEyNcP9C5tJW7a8Zh5Mehu8FkQ/viewform
Programação do DF instrumental Festival, no sábado (5/7)
- 18h06 – Satanique Samba Trio
- 18h23 – Real Gang
- 18h59 – Banda Black Rio
- 19h53 – Ventoinha de Canudo
- 20h05 – Iara Gomes
- 20h27 – Ventoinha de Canudo
- 20h41 – Débora Zimmer
- 21h03 – Ventoinha de Canudo
- 21h19 – Ava Rocha
Serviço – DF instrumental FEST
Data: 5 de julho
Local: Sesc Taguatinga Sul
Horário: 18h06 – pontualmente
Entrada: franca
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/df-instrumental-fest-2025/3012104?referrer=linktr.ee&referrer=linktr.ee