Brasília, 3 de agosto de 2025
Brasília, 3 de agosto de 2025
Carregando Eventos

Este evento já passou.

Projeto Cartola: João Cavalcanti canta e encanta no CCBB Brasília

Foto Divulgação.

Iniciativa que homenageia a magia do mestre do samba tem mais um capítulo escrito com a participação do cantor e compositor neste domingo, 20 de julho, no Jardim do Centro Cultural.

 

No próximo domingo, 20 de julho, o gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) será palco de mais uma edição do Projeto Cartola, uma celebração musical dedicada à obra de um dos maiores poetas e compositores do samba brasileiro. A programação começa às 16h, com a apresentação do Regional Choro Livre e convidados, sob a batuta do bandolinista Reco do Bandolim, aquecendo o clima para uma tarde especial de música e memória. Às 17h30, quem assume o palco é João Cavalcanti — uma das vozes mais marcantes do samba de roda e do novo samba carioca nos anos 2000 — que ganhou projeção nacional como integrante do grupo Casuarina. Em cena, ele reverencia a obra singular e sempre atual de Cartola, fonte constante de inspiração para todas as gerações de sambistas. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília

João Cavalcanti é cantor, compositor, percussionista e produtor musical. Desde a época da faculdade, ouviu e tocou de tudo, até formar o Casuarina, banda da qual foi vocalista por 16 anos, de 2001 a 2017. Eleito melhor grupo de samba duas vezes no Prêmio da Música Brasileira, gravou diversos discos e viajou mundo afora com suas turnês. Individualmente, João Cavalcanti lançou seu primeiro disco solo em 2012, Placebo, com composições próprias, experimentando diversos gêneros sem nenhum pudor. Mais recentemente, em 2019, lançou o EP digital Samba Mobiliado, com seis faixas.

Já em 2022, João lançou Ivone Rara – 100 Anos da Dona do Samba, tributo à centenária Dona Ivone Lara. No ano seguinte, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Samba-Pagode, e ganhador do Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Especial com o “áudio-visuálbum” Desengaiola, feito em parceria com João, Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda. Com obras gravadas por artistas como Maria Rita, Roberta Sá, Mart’nália e o próprio Lenine, João Cavalcanti vem sendo reconhecido cada vez mais por sua sofisticação rítmica, letras elaboradas e uma voz expressiva, capaz de transitar com naturalidade entre o samba, o pop e a MPB contemporânea.

Satisfeito com a trajetória até aqui, o diretor musical do Projeto Cartola e da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto, celebra as conquistas alcançadas. “O projeto Cartola foi acolhido e aclamado por nossa cidade, pois representa uma valiosa síntese dos elementos positivos de nossa cultura. Ele combina música de alta qualidade com a valorização de espaços culturais emblemáticos, como o Clube do Choro e o CCBB, em uma iniciativa que celebra figuras ilustres da música brasileira, a exemplo de Cartola”, avalia. “A execução musical é realizada por renomados intérpretes do Choro Livre, grupo que acompanha grandes nomes da música nacional como João Cavalcanti, proporcionando ao público uma experiência memorável”, completa.

Vale destacar ainda que as apresentações do Projeto Cartola, além de gratuitas, se revelam um passeio cultural de domingo repleto de atrativos para toda a família. O evento reúne alguns dos melhores food trucks da cidade espalhados pelo jardim, criando um ambiente perfeito para os shows – e que podem ser intercalados com visitas às galerias do CCBB, que neste momento apresentam exposições incríveis como Arte Subdesenvolvida e Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados. Um último lembrete: depois de João Cavalcanti, no dia 20 de julho, a programação de shows segue com Ellen Oléria, Dhi Ribeiro e Teresa Lopes — artistas maravilhosas que prometem honrar a herança musical de Cartola e celebrar a força do samba brasileiro.

Sobre o artista

João Cavalcanti

João Cavalcanti é cantor, compositor e jornalista. Filho de Lenine, iniciou na música em coros infanto-juvenis. Mas foi na faculdade que retomou o caminho musical. Em 2001, fundou o grupo Casuarina, com o qual foi vocalista por 16 anos. O grupo lançou sete CDs, dois DVDs, venceu duas vezes o Prêmio da Música Brasileira e realizou turnês pela Europa, América do Norte, Ásia e África.

Em carreira solo, João lançou o álbum Placebo (2012), com composições próprias de estilos variados, e dirigiu o projeto Toda Cor (2014), com grandes nomes da música brasileira, a convite do Movimento Down. Suas composições foram gravadas por artistas como Lenine, Roberta Sá, Elza Soares e MPB4.

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB)

SCES Trecho 02 Lote 22, Ed. Tancredo Neves, Setor de Clubes Sul
Brasília - DF,, Brazil

Publicidade

plugins premium WordPress