top of page

Mostra Cultural de Ceilândia celebra a arte em três dias inesquecíveis com
Workshops, Oficinas, Hip Hop, Skate, Geek e Rock’n’roll

Festival reuniu cerca de 2 mil pessoas em três dias de celebração da cultura periférica, com
muita arte e resistência no coração de Ceilândia.

8 de abr. de 2025

Nos dias 4, 5 e 6 de abril, a Praça da Estação do Metrô de Ceilândia Centro foi palco de um importante espetáculo cultural! A Mostra Cultural de Ceilândia 2025 transformou o coração da cidade num caldeirão vibrante de arte, diversidade, resistência e celebração periférica.

Durante os três dias de evento, cerca de 2 mil pessoas circularam pelo espaço, curtindo uma programação intensa que misturou música, dança, oficinas, saraus, artesanato, poesia, conhecimento, cultura geek e o som das rodinhas de skate riscando a pista.

O festival contou com apresentações de artistas que são a cara da quebrada e da nova cena musical do DF. Entre alguns dos grandes nomes presentes, tivemos Japão Viela 17, Galinha Preta, Terno Elétrico, Os Maltrapilhos, Seconds of Noise, entre muitos outros talentos que colocaram a galera pra dançar, refletir e celebrar. A deputada federal Erika Kokay também esteve presente mostrando a importância do apoio do Poder Público na valorização da cultura.


A diversidade da Mostra foi um dos pontos altos! Houve um incrível campeonato de skate que abrangeu várias modalidades, incluindo feminino e mirim, incentivando talentos desde os cinco anos de idade. A inclusão foi reforçada pela participação de atletas femininas e competidores de outros estados, como Goiás e Minas Gerais. "Nossa missão é desenvolver o esporte na região", comenta Rafael Alves, um dos responsáveis pela Associação Distrital de Skate - ADS.

O palco também teve um brilho especial com as crianças e adolescentes do projeto Arte e Companhia, voltado à musicalização nas periferias e nas gerações de base. "Vi nos olhos de cada pessoa da nossa comunidade a emoção diante da apresentação dessas crianças, recebida com muito entusiasmo e carinho. Esse momento reforçou, mais uma vez, a importância da arte na formação humana, principalmente das crianças, e o valor cultural que existe em cada um. Sigo firme na missão de transformar vidas através da música e da cultura.”, destaca Milton Dantas, músico e coordenador do projeto.

 

Por fim, houve batalha de rimas, oficinas de fotografia, workshops de guitarra e contrabaixo, exposição de artesanato, desfile cosplay, aula de charme dance e muito mais. Tudo gratuito, acessível e de braços abertos para todas as idades e públicos. Além de ocupar o espaço público com arte e alegria, a Mostra reafirmou a potência cultural da Ceilândia e sua importância na cena do Distrito Federal. Foi um evento feito por mãos e corações da quebrada, para toda a cidade. Para Dito Vivaldo, presidente da Associação de Arte e Cultura de

Ceilândia (AACUC) – entidade realizadora do evento, a Mostra representa muito mais que um festival: “A Mostra Cultural de Ceilândia foi essencial para dar palco à arte de nossa gente ceilandense. A cultura liberta, emociona, resiste e transforma o mundo. Eventos como esse mostram a força de quem reinventa o amor, a arte e a vida todos os dias.”

A Mostra foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), reforçando o compromisso com o fortalecimento da cultura periférica.





bottom of page